COMO É A VIDA DE UM ASSOCIADO?

O Clube Piratininga de Tiro é um verdadeiro ponto de encontro dos amantes das armas e da própria prática do tiro ao alvo e foi construído dentro dos padrões internacionais da ISSF (International Shooting Sport Federation), ex UIT (União Internacional de Tiro).

Dentre seus associados, estão editores de revistas especializadas, pessoas fluentes no esporte, donos de lojas de armas, entre outros. Não perca a oportunidade de agendar uma visita conosco.

COMO COMEÇAR EM TIRO ESPORTIVO

Quando o CPT foi fundado, o transporte de armas  não  representava problema aos associados, pois o registro  era  documento  hábil. Exceto a  facilidade  do  transporte, tudo era mais difícil: o Exército não permitia a recarga de cartuchos carregados à bala e muito menos o uso de calibres restritos (na época chamados proibidos).

A partir de 1997, com o SINARM, o registro não mais permitiu o transporte das armas. Portanto, quem  quisesse  atirar  em clubes ou áreas rurais nos fins de semana, tinha que ter  o  porte  da  arma,  que  custava  cerca de R$1.000,00 por ano, além de uma enorme  quantidade  de  papéis,  teste  psicotécnico, e demorava cerca de dois meses para  ser  expedido.   A partir  da vigência  do  Estatuto do Desarmamento, que entre outras  coisas, acabou  com o  porte  estadual,  a obtenção do porte, que passou a ser federal, ficou praticamente impossível.

Portanto, hoje, quem quiser atirar com armas de fogo precisa ser sócio de um Clube e obter  o Registro de Atirador, expedido pelo Exército, para assim poder ter as guias de tráfego  (mesmo  que  seja  para  ir  para  sítios  ou  fazendas ).  Isso   tem  sido  um grande  obstáculo  ao  surgimento  de  novos  atiradores  uma  vez que, somente para experimentar  o  esporte,  é  necessário filiar-se  a  um  clube,  solicitar o  Registro de Atirador, e  comprar  a  arma.  Por  outro  lado,  para  quem  já  obteve  o Registro de Atirador quase tudo é permitido: transporte das armas, recarga de munição e  uso  de calibres restritos.

Outra  evolução  positiva  para  os  aficionados  das  armas,  do  tiro  e  da caça, foi a excelente fonte de informações, disponibilizadas pelo Exército Brasileiro, via  internet,  pelo que, registramos nossos agradecimentos e congratulações.

No site do Exército você encontrará dados a respeito  de emissão de guias  de tráfego, concessão de registro, aquisição de  armas, importação e exportação, entre outras ótimas informações.

Não deixe de conferir!! http://www.2rm.eb.mil.br/sfpc/

Clique para baixar

Direitos e atributos dos associados